28 de set de 2017

Velozes e Antigos - Maverick GT

▶ Ford Maverick GT ◀
➡ www.velozes-antigosbr.com

Estamos em 2016 em uma era de downsizing no ramo automotivo, com motores cada vez mais tecnológicos, menores e mais eficientes - e as vezes até sem graça. Para se ter ideia, até o lendário Ford GT irá abrir mão do V8 5.4 Supercharged da geração passada - que por sinal era a maior representação possível de carro moderno com visual clássico - para dar lugar a um V6 3.5 biturbo. Beleza Velozes e Antigos, mas o que isso tem a ver com o Maverick? Bem, digamos que há algumas décadas a Ford costumava dar menos ouvidos à questão ambiental e focava mais em um quesito com o mesmo sufixo: radical!
                                        

Concorrente direto do Chevrolet Opala, o Maverick nacional foi lançado em 1973 baseado no modelo norte-americano de mesmo nome e com a versão GT ele se tornou um dos maiores esportivos brasileiros. O GT estava disponível somente com duas portas, V8 302 (5.0) e câmbio manual de 4 marchas no assoalho - 8 cilindros e 5 litros não combinam com 2 pedais!

O GT se diferenciava, dentre outras características, pelas faixas exclusivas e pretas nas laterais, pintura preta em parte do capô e da traseira e presilhas no capô - acessório típico de esportivos clássicos que têm abertura de capô para trás. As vitórias do GT em corridas da época foram significativas e obrigaram a Chevrolet a desenvolver o motor 250-S para os Opalas de corrida.

Na época do lançamento, o Maverick estava disponível em versões de duas ou quatro portas e o motor de série na linha era o de seis cilindros em linha, sendo o V8 302 um opcional. O alto consumo e o preço relativamente elevado foram alguns dos principais motivos que levaram a Ford a encerrar a produção do Maverick, em 1979.

No final, o Maverick GT deixou a linha de montagem e entrou para a história dos esportivos brasileiros, se consagrando como mais um integrante daqueles carros que nós tanto curtimos: os velozes, antigos e clássicos!

👍 Facebook: Velozes e Antigos BR
📷 Snapchat: velozes_antigos
📩 velozes.antigosbr@gmail.com
⚠ Foto de nossa autoria

Ficha técnica:
🔧 Motor: dianteiro | V8 | 4950 cm³ | carburador de corpo duplo | gasolina
📈 Potência (bruta): 197 cv a 4600 rpm
📉 Torque (bruto): 39.5 kgfm a 2400 rpm
🔨 Taxa de compressão: 7.5:1
💪 Câmbio: manual de 4 marchas | tração traseira
💨 0 a 100 km/h (aprox.): 11.6 s
📏 Carroceria: Comprimento -> 458 cm | Largura -> 179 cm | Entre-eixos -> 261 cm | Altura -> 136 cm
🔩 Peso (aprox.): 1394 kg
📊 Freios: dianteiros -> a disco | traseiros -> a tambor

0 comentários:

Postar um comentário