3 de ago de 2017

Velozes e Antigos - Cadillac Coupé De Ville

Cadillac Coupé De Ville 1959
⚠ Foto e texto de nossa autoria - Velozes e Antigos
Coupé com quase 6 metros de comprimento. Aproximadamente 1 metro de altura de barbatana traseira. Design inspirado em foguetes diretamente da Corrida Espacial. V8 com uma patada de torque fazendo 5 km/l na estrada. Interior com bancos maiores que o sofá da sua casa. Esse Cadillac Coupé De Ville possui isso é muito mais.
É impressionante a atenção que esse carro chama. Na estrada, indo para o encontro, notamos as barbatanas traseiras há vários metros de distância (vale uma foto para os próximos posts) e quanto mais nos aproximávamos delas, maior era a sensação de estar na década de 50 em alguma Highway durante uma tarde ensolarada. Alguém mais acha que nasceu na época errada?

As criancas chegavam perto do carro e diziam: "Olha, parece um avião! A laterna é igual a um foguete! Que doido..." Dia inesquecível para elas! E também para esse que vos escreve, devido à oportunidade cedida pelo atencioso dono do exemplar em questão de adentrar no habitáculo, enquanto mais e mais pessoas se juntavam no entorno para apreciar o OVNI que havia pousado perto delas naquele final de tarde de sábado. Oportunidade memorável, diga-se!

A parte mecânica é só um bônus, perto da beleza de sua carroceria. Trata-se de um V8 390 (6.4) com 325 hp a 4800 rpm e nada mais nada menos que uma patada de 58.3 kgfm a 3100 rpm. Bem, convenhamos que a patada seria bem maior, não fosse as mais de 2 toneladas de aço, couro e cromo! Alguns devem estar pensando no consumo, então procurem a cadeira mais próxima e escutem: 5 km/l na estrada e 2 km/l na cidade. Ah, e o V8 beberrão só funciona na gasolina Podium. Insignificante perto da etiqueta de preço de um exemplar como esse.

Achou exagero? Pois saiba que "exagero" é um sinônimo adequado para a linha Cadillac de 1959. E é justamente aí que mora uma interessante contradição, afinal, se não fossem os exageros dessa obra prima automotiva, ela não seria justamente tão lendária. Basicamente, se fosse para fazer uma lista com os carros detentores dos mais icônicos designs, esse Cadillac estaria no topo. Concordam?

🌐 vabr.photography
👍 Facebook: Velozes e Antigos BR
📩 velozes.antigosbr@gmail.com


Ficha técnica:
🔧 Motor: V8 | 390 pol³ (6384 cm³) | carburador quadrijet Carter
📈 Potência (bruta): 325 hp a 4800 rpm
📉 Torque: 58.3 kgfm a 3100 rpm
🔨 Taxa de compressão: 10.5: 1
💪 Câmbio: automático de 4 marchas | tração traseira
💨 0 a 100 km/h (aprox.): 11.2 s
🚦 0 a 400 m. (aprox.): 17.8 s a 133 km/h
🏁 Velocidade máxima (aprox.): 197 km/h
📏 Carroceria (mm): Comprimento -> 5715 | Largura -> 2037 | Entre-eixos -> 3302 | Altura -> 1379
🔩 Peso (aprox.): 2220 kg

0 comentários:

Postar um comentário