13 de out de 2016

Pensata

Octanagem: que bicho é esse?
Alguns motores, principalmente de carros importados com alto desempenho e esportivos, exigem gasolina com maior octanagem. A recomendação está no manual e na tampa do tanque de combustível: abastecer com gasolina de 95 ou 98 octanas. Nos carros europeus, a indicação Super ou Super Plus.

O que é octanagem? Num comparativo simples, o motor funciona como uma seringa para aplicar injeção no braço (ou no bumbum...): nela, um pistão comprime o líquido que sai pela agulha. No cilindro do motor, tem também um pistão comprimindo a mistura (ar/combustível). Só que, ao contrário da agulha, tem uma vela na parte superior que produz uma faísca exatamente quando o pistão chega em sua parte superior e a mistura está comprimida ao máximo. Momento em que ela explode e empurra o pistão para baixo. É assim que a energia química contida no combustível se transforma em energia mecânica e movimenta o carro.

Quanto mais se comprime a mistura dentro do cilindro, mais forte a explosão e maior a potência do motor. Esta relação de compressão, a redução de volume no cilindro entre o pistão estar no ponto morto inferior e no superior, é chamada taxa de compressão. Na ficha técnica do carro ela aparece como, por exemplo, 11:1. Isto significa que ela foi reduzida 11 vezes. Quanto maior a taxa, mais a mistura é comprimida. 

Entretanto, não é possível aumentar infinitamente esta compressão, pois a gasolina não suporta a pressão e explode espontaneamente, antes da faísca na vela, provocando a chamada “auto-ignição” ou “batida de pino”. Esta capacidade da gasolina de resistir à explosão é que se chama de octanagem. Quanto maior, mais ela resiste. Na Europa e nos EUA, a bomba anuncia a octanagem da gasolina, ao contrário do Brasil, onde nada se informa ao motorista. Entretanto, como a nossa recebe quase 30% de etanol, ela tem uma elevada octanagem e qualquer gasolina brasileira pode ser utilizada nos motores de carros nacionais ou importados. Claro que, nos de elevada taxa de compressão, seu desempenho será maior com a Premium ou a Podium, de maior octanagem.

Texto de Boris Feldman
Fonte: http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/boris-feldman-1.335048/octanagem-que-bicho-%C3%A9-esse-1.419304

1 comentários: