19 de fev de 2016

Pensata

Tração integral no asfalto é conversa fiada de vendedor?
O automóvel dotado de tração nas quatro rodas (4x4) traz imediatamente a imagem do jipe ou utilitário esportivo atravessando estradas de terra, subidas enlameadas, cruzando pequenos riachos ou rios. Ficam bem na foto ao passar por um trecho alagado jogando água para todo lado e chegam onde os pobres mortais com veículos de tração simples nem se arriscam. Ou chegam rebocados.
Esta imagem do 4x4 associado ao “off-road” (fora do asfalto) é que faz muitos se surpreenderem ao ouvir do vendedor da concessionária a sugestão de levar um automóvel com tração integral.

O freguês logo retruca que só anda no asfalto, não tem sitio nem fazenda e jamais pega uma estrada de terra. Andar na lama, em hipótese nenhuma. O vendedor explica então que a tração nas quatro rodas não é apenas para barro e lama, mas decisiva também para aumentar a estabilidade do automóvel no asfalto, principalmente no molhado.

É picaretagem do vendedor ou é verdade?

É pura verdade e a prova disso é que a Audi ficou famosa ao vencer diversos ralis na Europa disputados no asfalto molhado sobre chuva, ou com neve. Ela foi pioneira ao introduzir a tração nas quatro rodas em automóveis normais, focando não no “off-road” mas no asfalto mesmo. Pois, quando o atrito dos pneus com o piso se reduz (chuva ou neve), se as quatro rodas tracionam o automóvel, ele oferece maior aderência e estabilidade.

Depois do pioneirismo da Audi, várias outras marcas “premium” passaram a oferecer essa tecnologia consagrada por seus pilotos. Aperfeiçoada, ela hoje pode ser permanente (tração sempre nas quatro rodas) ou “on demand”, ou seja, o carro roda apenas com tração simples (dianteira ou traseira) mas, quando sensores percebem a tendência a perder a aderência (derrapar), acionam a tração nas rodas do outro eixo. Ou ainda oferecem a possibilidade de o motorista decidir, por um comando elétrico no painel, que tipo de tração ele deseja engatar em função das condições da estrada.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/boris-feldman-1.290493/tra%C3%A7%C3%A3o-integral-no-asfalto-%C3%A9-conversa-fiada-de-vendedor-1.379615
Texto de Boris Feldman

0 comentários:

Postar um comentário