13 de jan de 2016

Garagem

Uso do freio-motor evita o fading. Que bicho é esse? 
Se você tem um carro flex e vai sair nestas férias de viagem, vai uma sugestão: abastecer com gasolina, por dois motivos. O primeiro é porque seu consumo é menor que o do etanol. Isto significa que o carro tem maior autonomia e você precisa parar menos vezes para abastecer na estrada. É só fazer as contas: o etanol tem consumo cerca de 30% maior que a gasolina.
Em segundo lugar, se a gasolina aumenta a autonomia, você para menos vezes durante a viagem e diminui, portanto, o risco de abastecer num posto desconhecido que pode estar comercializando combustível adulterado. Há situações em que o uso da gasolina até dispensa o abastecimento na estrada. Se o tem tanque capacidade para 50 litros e o carro faz dez quilômetros por litro de etanol, vai rodar quinhentos quilômetros com um tanque. Mas, se fizer treze quilômetros com um litro de gasolina, vai rodar seiscentos e cinquenta quilômetros, o que pode significar a diferença entre abastecer ou não durante a viagem.

Fading – Que bicho é esse? Se, numa longa e íngreme descida na estrada, o motorista não usar o recurso do freio-motor, ele vai sobrecarregar o sistema de freios. O super-aquecimento de seus componentes (pastilhas, discos, lonas e tambores) é inevitável, até porque o automóvel está com carga total. A temperatura nas alturas provoca o fenômeno do “fading”, que é uma espécie de “cansaço” dos componentes. Eles perdem a eficiência e o carro fica praticamente sem freios. A solução, quando isso ocorre, é parar alguns minutos no acostamento para que o sistema se resfrie e volte a funcionar normalmente. Para evitar este verdadeiro perigo, basta reduzir a marcha e usar, na descida, a mesma que seria utilizada na subida. Em vez de descer de quinta e “segurar” o carro no freio, basta reduzir para segunda ou terceira que o freio-motor ajuda a manter a velocidade mais baixa e evita o fading.

AUTOR: Boris Feldman
Fonte:http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/boris-feldman-1.290493/uso-do-freio-motor-evita-o-fading-que-bicho-%C3%A9-esse-autor-boris-feldman-1.369964

0 comentários:

Postar um comentário