24 de nov de 2015

Garagem

Óleo do motor influi no consumo de combustível?
1 – A primeira: viscosidade do óleo do motor influi no consumo de combustível? Ele diz ter ouvido uma discussão entre dois motoristas, um dizendo que a viscosidade influi, o outro dizendo que óleo é só para lubrificar e não tem nada a ver com consumo de combustível. Estava certo quem disse que a viscosidade do óleo influi no consumo de combustível. Como exemplo, se o motor pode usar 0W30 ou 05W30, optar pelo primeiro resulta em economia de combustível pois sua viscosidade é menor. Em outras palavras, o óleo é mais fluido, menos “grosso”. Como se explica esta relação entre viscosidade e consumo?

O óleo lubrificante fica entre peças que se atritam, como por exemplo o pistão que sobe e desce dentro do cilindro. Então, quanto mais viscoso o óleo, maior a barreira que esse pistão tem que vencer para se movimentar dentro do cilindro. Além do pistão, outros componentes do motor têm que vencer a resistência oferecida pelo óleo. E, para se vencer essa resistência, há necessidade de maior energia. Que vem de onde? Do combustível que faz o motor funcionar...

Segunda pergunta: ele diz ter noção da importância do óleo do motor e sabe que ele influi diretamente na sua durabilidade. E, sempre que abastece o automóvel, verifica também o nível do óleo. Mas, não sabe se está procedendo corretamente. Então, as regrinhas básicas são:

Parar o carro sempre num local plano. Esperar alguns minutos (até o óleo escorrer para o cárter) antes de puxar a vareta. Antes de voltá-la para aferir o nível, limpá-la com um pano liso ou papel absorvente (até jornal serve...) evitando estopas ou outros panos que soltem fiapos.

O nível correto é sempre entre as indicações “MIN” (Mínimo) e “MAX” (Máximo) na parte inferior da vareta. Se estiver entre as duas, não há necessidade de completar. Só se estiver abaixo do nível mínimo, cuidando para que jamais ultrapasse o máximo, o que pode causar problemas no motor.

Usar exatamente o óleo recomendado pelo fabricante no manual do proprietário.

Texto de Boris Feldman
http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/boris-feldman-1.290493/%C3%B3leo-do-motor-influi-no-consumo-de-combust%C3%ADvel-1.361887

0 comentários:

Postar um comentário