14 de out de 2015

Pensata

Qual é a posição correta das mãos no volante? Durante muito tempo, a dica era colocá-las na posição “dez para as duas”, ou seja, um pouco acima da linha horizontal que passa no centro do volante. Entretanto, mais recentemente, a posição correta “mudou de horário”: em vez de “dez para as duas”, passou para “quinze para as três” (ou nove e quinze...), ou seja, as mãos diametralmente opostas no volante.

Por que esta mudança? Foi provocada pelo air bag, a bolsa inflável que protege o motorista no momento de um impacto frontal e que fica embutida dentro do volante. O problema é que, se as mãos estiverem mais elevadas no volante no momento em que a bolsa se infla, ela o faz rapidamente e com uma força tão violenta que pode ferir os braços do motorista. Então, quanto mais distantes um do outro (e do local onde a bolsa vai inflar), tanto melhor. Outra recomendação para o automóvel que tem air bag no volante é o motorista se manter a pelo menos vinte e cinco centímetros de distância dele, para reduzir o impacto da bolsa contra o corpo.

Marchas – Você está comprando um carro zero e diante de duas opções: um com câmbio de quatro marchas, outro com seis. Este segundo custa obviamente um pouco mais. Vale a pena pagar mais? Sim: quanto mais marchas na caixa, tanto melhor para o desempenho e consumo de combustível. Já existem automóveis com câmbio de nove marchas (o Jeep Renegade é um deles).

Qual é a vantagem? É porque o motor vai trabalhar num regime melhor de rotações: não sobe muito o giro quando se reduz a marcha, nem baixa muito quando se joga uma marcha superior. Saiba que existe uma faixa de rotações ideal para o motor e quanto mais marchas, maior a probabilidade de o motor trabalhar dentro dela.

E quanto mais tempo ele estiver nessa faixa ideal, tanto menor o consumo de combustível e emissões de gases poluentes. É claro que apenas os câmbios automáticos oferecem opções acima de seis marchas, caso contrário seria um verdadeiro transtorno para o motorista...

Texto de Boris Feldman
http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/boris-feldman-1.290493/m%C3%A3os-marchas-1.352502

0 comentários:

Postar um comentário