23 de set de 2015

Garagem

Run-flat: o pneu que tem vantagens e... desvantagens
Ainda faltam várias invenções para tornar mais prática a vida do motorista. Uma das complicações que o incomoda é o pneu furado. A rigor, ele pouco mudou – em termos de praticidade – nas últimas dezenas de anos. Entretanto, muitos automóveis importados apresentam uma novidade, o pneu chamado “run-flat” que, em inglês, significa: “anda mesmo vazio”. 

Vantagens? Em primeiro lugar, não precisa ser substituído quando fura: roda até 150 km a uma velocidade máxima de 80 km por hora, pois sua estrutura suporta estas condições. Isto significa que o pneu furado não obriga o motorista a parar para substitui-lo, evitando encostar num local inseguro, ermo, mal iluminado e que ofereça riscos. Com o run-flat, o carro roda até encontrar um posto ou borracheiro para repará-lo. Outra vantagem é que, por eliminar o sobressalente, sobra mais espaço para bagagem no porta malas.

Desvantagens? Por ter estrutura mais resistente ele é um pouco mais duro que o pneu convencional, reduzindo o conforto. Além disso, se no Primeiro Mundo ele é mais caro em função de sua tecnologia, dá para imaginar que, no Brasil, principalmente em tempos de câmbio disparado, ele custe muito caro.

Outro problema do run-flat específico do nosso país são as condições de nossas estradas. Os engenheiros que o projetaram não imaginaram que ele fosse encontrar crateras asfálticas, pois neste caso, é grande a probabilidade de ele se rasgar. Este dano maior não tem conserto e a única solução é substituí-lo. Mas, como não tem estepe no carro, o jeito é adquirir outro. E, até encontrá-lo – o que nem sempre é fácil no nosso mercado pois seu uso ainda não está muito difundido – o automóvel pode não ter condições de ser utilizado.

Não tem dúvida de que o run-flat é uma ótima novidade. Mas, por enquanto, além das vantagens, tem inúmeras desvantagens para o carro que roda no Brasil.

Texto de Boris Feldman
Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/boris-feldman-1.290493/run-flat-o-pneu-que-tem-vantagens-e-desvantagens-1.348290

0 comentários:

Postar um comentário