14 de mai de 2015

Gasolina merece processo por falsidade ideológica

seu tanque está sendo abastecido com uma mistura de gasolina com 27% de etanol. Resultado de uma promessa feita por Da. Dilma durante sua campanha eleitoral, para agradar os usineiros. Que ela quase levou a falência com sua política idiota de segurar preços da gasolina para conter a inflação. Pode ter sido bom para os produtores de etanol, que viram sua demanda aumentar, da noite para o dia, em um bilhão de litros anualmente.
Não satisfeitos, querem agora subir o percentual de álcool para 30%. Com a tolerância, a mistura pode chegar a 31%. Mas foi muito ruim para os donos de automóveis a gasolina, que pagam por ela na bomba, mas brevemente estarão recebendo quase 1/3 de álcool. Uma sinalização de que o percentual do etanol vai subir ainda mais é que a Petrobrás já testou (e aprovou, é claro...) secretamente a mistura de 30%.

O que o governo federal está se “esquecendo” é de que a conta energética não fecha, pois a medida que vai aumentando a mistura do derivado de cana no de petróleo, o valor final energético do combustível vai se reduzindo, pois o etanol tem 30% menos energia que a gasolina. Ora, o cidadão brasileiro que encosta o carro no posto, paga por gasolina mas recebe outro combustível, de menor valor energético, está sendo tungado por Da. Dilma. Gato por lebre. O Ministério Público tem o dever de acionar o governo federal pois esta manobra caracteriza falsidade ideológica.

Nos EUA, existe também uma gasolina batizada com álcool, num percentual inferior, de apenas 10%. Mas ganhou outro nome: “gasohol”. E não é vendida como gasolina, mas como tal, e por um preço inferior.

No Brasil, a mistura de etanol é empurrada goela abaixo do motorista. E, para evitar o absurdo percentual de 27%, só abastecendo com as gasolinas especiais (Premium ou Podium) que mantiveram os 25% de álcool na mistura. Mas custam mais caro.

Texto original em http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/boris-feldman-1.290493/gasolina-merece-processo-por-falsidade-ideol%C3%B3gica-1.317239

0 comentários:

Postar um comentário