31 de mai de 2012

Teste Drive - BMW 1M

Tirando a poeira da nossa coluna "teste drive" com grande estilo, ao volante da já consagrada BMW 1M. Nossa equipe teve a oportunidade de dirigir o carro no último final de semana em trechos urbanos e em rodovias.
A "experiencia" começou com a surpresa em poder dirigir o bólido alemão, afinal não é todo dia que temos a chance de pilotar um BMW da serie M, ainda mais um modelo que pertence a uma tiragem limitada. 

Mas antes ligar o motor vamos conhecer um pouco mais do pequeno esportivo. Com seu motor de 6 cilindros em linha equipado com 2 turbos e injeção direta de combustível e 340 cavalos despejados somente no eixo traseiro com auxilio do cambio manual, o carro ainda conta com um novo acerto de suspensão - destaque para as rodas de 19 polegadas, novo sistema de freios - com discos perfurados tanto na dianteira como na traseira, além de toda a experiencia do pessoal da divisão M em produzir mitos sobre rodas.

O visual do carro é muito chamativo, e consegue mesclar a funcionalidade (todas as entradas de ar e par achoques mais largos não estão ali por frescura, mas por necessidade) com a beleza. 

Ao volante a 1M surpreende, todo o luxo da marca alemã esta presente aliado a esportividade da divisão M. Todos os comandos são intuitivos e funcionais, além de ser da fácil acesso o botão que desliga o controle de tração e ativa o modo Sport (o famoso botão M).

A suspensão não é das mais confortáveis, mas estamos falando de um carro esportivo, e apesar do desconforto inicial logo estamos acostumados a sentir a comunicação direta das rodas com as mãos e o restante do corpo. A direção também é bem direta, tradição da BMW, mas poderia ser um pouco menos leve - na minha opinião. 

O carro tem um ronco muito gostoso até uns 3 mil giros, faixa onde o turbo ainda não entrou com tudo. Acelere um pouco mais e vai ouvir um belo rugido seguido de um assovio e vai sentir a força G empurrando com tudo você contra os belos bancos esportivos. O coupé faz de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos e tem a velocidade máxima de 250 km/h - limitada eletronicamente.

Em nossas ruas esburacadas a 1M não é o carro mais indicado, mas ela enfrenta nossas vias urbanas sem medo e até consegue superar alguns obstáculos sem grandes problemas -como lombadas, esquinas com valas e olhos de gato. Mas pegue uma estrada bem pavimentada e com pouco transito, ai sim você vai ver do que o carro é capaz, retomadas fora do comum e faz curvas como poucos!

Após a bela experiencia com a BMW 1M posso dizer que o carro é realmente tudo o que falam, um dos melhores BMW já fabricados e que resgata a magia dos carros voltados a diversão e esportividade sem muita interferência da eletrônica. 

Para quem possui cerca de 270 mil reais na conta e busca diversão não pense duas vezes, compre logo a sua BMW 1M antes que as últimas unidades disponíveis acabem. Além de tudo você vai estar fazendo um investimento a longo prazo pois o valor do esportivo tende a ter um aumento mais a frente devido a sua fabricação limitada.  

1 comentários: