7 de mar de 2012

Alfa Romeo 8C - exclusividade italiana

A tradicional marca italiana Alfa Romeo sempre teve um toque de esportividade em seus carros, mesmo aqueles que não tinham o intuito de serem reconhecidos por um bom desempenho ou uma boa dirigibilidade. A maioria desses aspectos podem ser atribuídos as origens da marca em competições automobilísticas europeias.
Um longo tempo passou até que a Alfa finalmente retomasse a fabricação de carros superesportivos, o último modelo com vocação para as pistas já nem é mais lembrado por muitos. Em meados de 2008 foi lançado o 8C Competizione - o novo bólido da fabrica italiana.

Com uma mecânica praticamente idêntica a da Maserati Gran Turismo, motor 4,7 litros e 450 cavalos - 30 cavalos a mais que na Maserati - o Alfa ainda divide a transmissão com a sua prima italiana. Os números de desempenho são melhores do que a Maserati, afinal do 8C é quase que totalmente construído em fibra de carbono.

Com cerca de apenas mil quilos e uma distribuição de peso quase que ideal o bolido garante a diversão em retas - fazendo de 0 a 100km/h em apenas 4,4 segundos - e também em trechos sinuosos - mérito das belas rodas de 20 polegadas que protegem os discos de freios de 380 mm e garantem uma frenagem quase que imediata e um "grip" acima da média.

O desenho da máquina é um show a parte, grandes círculos mesclados com linhas retas definem a carroceria do carro, destaque para a bela grade dianteira como simbolo da Alfa, e a traseira com o par de faróis e o duplo escapamento - responsável por um dos mais belos rugidos mecânicos 

O interior do carro é bem simples e resolvido, somente o necessário foi colocado no painel - leia-se velocimetro, conta giros, e medidores de gasolina entre outros. Toda a parafernália eletrônica e gadjets - moda entre os novos carros - foram deixados de lado em pró de uma condução mais "verdadeira".

O único problema do Alfa Romeo 8C Competizione é a sua produção limitadíssima - 500 modelos coupés e outros 500 conversíveis (segundo a própria marca). O carro tem tudo que um superesportivo precisa ter, um bom motor, desenho inconfundível, um ronco de tremer as pernas e a tradição da marca italiana.

Temos a felicidade de contar com a única unidade do modelo em solo nacional, o melhor que trata-se da versão conversível na cor vermelha com capota em um tom também vermelho. O preço do 8C no Brasil não é muito preciso devido a sua exclusividade, mas alguns dizem que chega a casa dos 1,5 milhões de reais



Ficha Técnica

Motor
Nº Cilindros: Oito em V a 90º
Cilindrada: 4.691 cc
Potencia: 450 CV a 7.000 rpm
Par máximo: 480 Nm a 4.750 rpm

Dimensões e peso
Comprimento: 4,06 m
Largura: 1,68 m
Altura: 1,50 m

Pretações e consumos
Aceleração de 0 a 100 km / h: 4,5 segundo
Velocidade máxima: 300 km / h
Consumo (l/100 km):
Mista: 15.7 litros
C02 emissões (g / km): 377

1 comentários: