22 de abr de 2011

Rally Universitario FIAT

No dia 07 de abril, estava meio triste manobrando o carro na porta da faculdade quando meu dia mudou :ouço o anuncio na rádio que no final de semana iria ocorrer o Rally Universitario FIAT.

Já conhecia um pouco da competição pois ano passado eu quis participar, mas não estaria em São José dos Campos (cidade onde estudo) no dia da competição.

Corri para o computador, enviei uns e-mail atras de um navegador e logo após o almoço um amigo responde demonstrando interesse e querendo saber mais sobre a competição. Expliquei para ele que era um rally de regularidade, onde o que importa não é ser mais rapido e sim ser o mais regular possivel, que apesar de ser uma competição da FIAT carros de todas as marcas poderiam participar, que a inscrição eram de 4 latas de leite em pó por pessoa (que viriam a ser doadas para uma instituição de caridade) e que ganhariamos um café da manhã antes da competição e uma massagem relaxante ao final da mesma.
Uma coisa interessante é que aparelhos como GPS, celulares, notebooks, calculadoras programaveis e quaisquer outros equipamentos eletronicos eram proibidos, nivelando bem a competição sem ter aquela historia de equipes mais "tecnologicas" e precisas que outras. Tudo era baseado apenas no hodometro do carro, em um cronometro e no velocimetro.

Cada equipe eram composta de 2 a 3 pessoas, sendo necessariamente um piloto e um navegador tendo como opcional a presença de um "zequinha" (um carona). Existem duas categorias, a primeira é a universitaria que com 120 vagas, os carros podem ser de qualquer marca e apenas UM dos integrantes do carro pode ser "não-universitario". Ja a paixão FIAT não exige integrantes na faculdade, mas o carro tem de ser necessariamente da marca patrocinadora.

A pontualidade do evento chegou a assustar (positivamente), tudo ocorria sem um segundo de atraso, desde o horario da aulinha de navegação a largada dos competidores.
Os carros todos devem ser adesivados com o numero e patrocinadores, algo muito legal na minha opnião, meu carro ficou uns 2 dias ainda adesivado pq achei bem diferente e divertido. Nosso carro era o de numero 90.

As 11:00 em ponto largamos (eram de minuto em minuto começando as 09:30) partindo para 130 km de percurso que estavam previstos para serem percorridos em aproximadamente 3:30. Os trechos cronometrados eram sempre em estrada de terra e em velocidades compativeis com a via (normalmente abaixo de 40 km/h). O "mapa" é muito bem sinalizados e foram poucas as dificuldades nesse aspecto.

Curtimos paisagens bem legais e nos divertimos bastante. A experiencia foi excelente e pela planilha de tempos estamos até razoavelmente bem na prova, até o eximio piloto da equipe (esse que vos escreve) perdeu o carro em uma curva e acabou atolando, foi um susto um tanto quanto divertido, mas sem danos ao carro, pudemos então experimentar o resgate do rally (via troller) que foi excelente como todo o resto.



Tenho que bater palmas a FIAT pela iniciativa, se cada marca fizesse algo remotamente parecido teriamos muitas oportunidades de poder aproveitar nossos veiculos e nos divertir bastante.

De uma olhada no site http://www.rallyuniversitariofiat.com.br/ e veja se não haverá alguma etapa perto de sua cidade, e caso positivo, a participação é altamente recomendada.

Ps: esse não foi um post pago =P

0 comentários:

Postar um comentário