22 de fev de 2011

Qual a melhor gasolina?

O simples ato de abastecer um veículo vem se tornando um problema para os motoristas desinformados. Atualmente, ao parar em um posto de combustíveis, você tem no mínimo duas opções de gasolina, aditivada e a comum. Em alguns postos é possível encontrar ainda a chamada gasolina Premium, uma espécie de super-gasolina.
A gasolina comum não possui nenhum tipo de aditivo em sua formula, sendo composta basicamente de gasolina e uma pequena taxa de álcool. Recomendada para carros carburados e motores mais ultrapassados.

A gasolina aditivada possui aditivos em sua formula com a intenção de melhorar o rendimento do motor e não deixar acumular partículas danosas ao motor. Indicada para todos os carros que possuem injeção eletrônica, praticamente todos os carros fabricados no Brasil a partir de 1998. Caso você possua um carro com injeção eletrônica e utiliza a gasolina comum há muito tempo, tome cuidado ao migrar para a aditivada, pois a mesma pode, durante o “processo de limpeza”, acabar entupindo alguma mangueira ou duto. Recomenda-se consultar seu mecânico de confiança para saber como anda seu motor.

A chamada gasolina Premium possui a maior taxa de octanagem (É a resistência que a gasolina tem a autoignição (detonação)) entre todas as gasolinas. Com a maior taxa, o veículo tem um melhor desempenho – leia-se como ganho de cavalos – e polui menos o ambiente. Em sua formula estão presentes substancias que ajudam a manter o motor “limpo”, como na aditivada. Indicada para veículos que possuem injeção eletrônica e motores de alto desempenho (taxa de compressão maior que 10:1), mas pode ser utilizada em carros com motores de menor desempenho.

Entre as gasolinas Premium presentes no Brasil, a mais conhecida é a Podium da Petrobras. Com seu alto controle de qualidade e reconhecimento mundial, a gasolina tornou-se a mais utilizada pelos carros exclusivos. A Podium tem grande parte do seu desenvolvimento feito na Formula 1, sofrendo pequenas mudanças para a utilização “civil”.

Existem outras gasolinas Premium em solo nacional, como a Shell V Power Racing e a Texaco Techron, mas a dificuldade em encontra-las nos postos das respectivas bandeiras acaba prejudicando a sua utilização.

A escolha da gasolina é um fator extremamente importante para qualquer carro, pois uma gasolina de baixa qualidade acaba gerando danos ao motor e poluindo mais o ambiente. Quando for abastecer lembra-se que é mais barato gastar alguns centavos a mais por litro, do que gastar algumas centenas para colocar o motor em ordem.
O preço da gasolina comum em Belo Horizonte varia de R$2,35 até R$2,80, tudo depende da região onde você se encontra. A gasolina aditivada costuma apresentar um preço de 10 a 40 centavos a mais em relação à gasolina comum. Já a Podium tem seu preço em torno de 3,80 por litro, um preço não tão alto quando se percebe os benefícios gerados pela “super-gasolina”.

2 comentários:

  1. Faltou falar que a gasolina comum tem uma porcentagem de alcool e que esse alcool tem água o que pode em muitos casos colaborar para a oxidação interna dos motores e resecamento das mangueiras... []´s

    ResponderExcluir
  2. @hugocsl Toda gasolina no Brasil, inclusive a podium contem alcool, mas o alcool utilizado nesses casos é o alcool anidro que tem uma porcentagem insignificante de agua

    ResponderExcluir