15 de fev de 2011

Qual esportivo comprar com R$200 mil – Parte 2

Continuado a nossa busca pelo melhor esportivo com custo beneficio até os 200 mil reais. Nossos três primeiros avaliados foram carros de tração traseira, dois lugares e configuração coupé; como o Nissan 370Z, Audi TT 2.0 e BMW Z4 2.3.

Agora iremos analisar os sedãs esportivos: Lancer Evo X, Impreza WRX e Passat CC R-line. Todos os escolhidos possuem 4 portas, levam até 5 pessoas com um conforto aceitável e possuem um porta malas de verdade.

Começamos pelo lendário Mitsubishi Lancer Evo X, carro que fez história nas pistas de Rally por todo mundo. Com seu motor de 2 litros, 4 cilindros turbo, desenvolve impressionantes 295 cavalos e 43 kgfm. Atinge a máxima de 250 km/h e faz de o a 100 km/h em apenas 4 segundos!

Para domar tanta potência, o Evo X conta com um sistema de tração integral aliado a um câmbio com dupla embreagem e centenas de sensores eletrônicos para extrair o Maximo possível do carro. A versão mais “básica” do Evo X é encontrada por 180 mil reais, com todos os opcionais pode passar da casa dos 200 mil.

Seu desenho é bem agressivo, dificilmente passa sem chamar a atenção pelo transito, ainda mais em uma cor mais vibrante como o vermelho. Por dentro o Lancer deixa um pouco a desejar, o painel mostra apenas o essencial ao piloto, mas existe uma tela de LCD que ajuda a dar um ar sofisticado ao Mitisubshi. Um ponto negativo do carro é o excesso do uso de plástico como acabamento, mas temos que lembrar que seu objetivo é a esportividade é não o conforto.
 

A alemã Volks Wagen acabou de lançar a versão esportiva do Passat CC, denominada R-Line. O Passat CC já tinha um ar de esportivo, mas faltava um algo o mais, fato solucionado com o kit R-Line. O alemão conta com um motor V6 de 3,5 litros que rende 300 cavalos e 34 kgfm. Auxiliado pelo câmbio de dupla embreagem e tração integral, o carro faz de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atinge a máxima de 250 km/h (limitado).

O sedã conta com um interior muito bem feito, afinal estamos falando de um carro alemão. Controles sempre bem posicionados e de fácil visualização, painel muito caprichado com detalhes em alumínio escovado e a já tradicional tela de LCD no console central.

Sem duvida o Passat CC R-Line está entre os sedãs esportivos mais confortáveis do mercado, na sua faixa de preço. Transporta até cinco adultos com muito conforto e agilidade, além de possuir um design muito recente e que vem se tornando uma tendência mundial. Com preço de 190 mil reais, não será difícil ver alguns unidades rodando pelas ruas de Belo Horizonte.

O último “concorrente” desta lista é o também japonês Subaru Impreza WRX Sti, modelo lançado no Brasil durante o último salão do automóvel. O STI tem seu DNA derivado das pistas de Rally, assim com o EVO, o que os tornou grandes rivais. O Subaru diferencia-se do Lancer por possuir um motor Boxer Turbo de 2,5 litros que rende 310 cavalos e 41 kgfm. Possui tração integral e câmbio mecânico com 6 velocidades que o leva aos 100 km/h em 6,3 segundos e chega à máxima de 250 km/h (limitada).

Assim como o Mistsubishi, o Subaru tem um interior bem simples, com instrumentos de fácil visualização e sem exageros. O conforto não é seu forte, pois vem de fábrica com bancos de competição (conhecidos como bancos concha), além de possuir um acerto de suspensão mais rígido.

Com o desenho mais agressivo da lista, o Subaru consegue intimidar mesmo quando parado. Grandes entradas de ar é um gigantesco aerofólio traseiro não estão ali somente por decoração, tudo no carro é funcional. Com preço a partir de 205 mil reais, o STI é uma boa compra, mas vá com calma, pois é um carro de competição para as ruas.

0 comentários:

Postar um comentário