4 de fev de 2011

A Banalização do Camaro


Lembro-me perfeitamente da primeira vez que vi uma foto do Camaro Concept no inicio de 2006, olhava para aquilo e pensava "Nossa!!! Que carro!!! Pena que é apenas um conceito!!". Em Agosto do mesmo ano tivemos a incrível noticia de que o conceito viraria realidade e entraria em produção, noticia que não consegui acreditar até em 16 de Março de 2009 quando sua produção de fato começou.

Não fazia sentido algum aquele carro que era protagonista do filme Transformers começar a rodar nas ruas, ele era algo surreal demais, suas linhas futuristas e belas não combinariam com nosso mundo.



A primeira unidade chegou no Brasil precisamente no dia 18 de julho de 2009 e tenho de confessar: a primeira vez que vi um passando por mim na rua eu estava ao celular, simplesmente ignorei a pessoa do outro lado da linha e acompanhei o carro com os olhos até ele desaparecer quando soltei um sonoro "PUTA QUE PARIU!!"

Com o tempo fui me acostumando com o modelo, mas continuava sendo um colírio para meus olhos, chegamos a brincar no grupo sobre o Camaro "Elétrico" em BH que passava sem fazer barulho algum, uma heresia em se tratando de muscle cars


A GM em 2010 começou a cogitar a importação oficial do modelo para o Brasil e no final de outubro de 2010 veio então a noticia, o preço do Camaro seria de 185 mil reais. Em 11 dias foram vendidos 450 Camaros!!! Foram em média 41 Camaros por DIA!!!

Passaram alguns meses e outras unidades foram chegando, ja estamos ao ponto de ver mais de um Camaro até em dia de semana. Também, 400 cavalos a 185 mil reais são uma pechincha perto de uma SLK 200 seus 184 pocotós e 218 mil reais. Claro são carros completamente diferentes, mas se já vemos essa infinidade de SLKs rodando imagine então como em breve será o numero de Camaros!



O Camaro continua sendo um carro muito legal, mas o legal em quantidade não tem graça, o carro acabou perdendo boa parte de sua aura magica, não é mais algo intangível. Sinto falta dos tempos que era apenas um conceito....

Até certo ponto posso parecer egoísta escrevendo esse artigo, mas cheguei a ficar bravo quando muitos ainda arrumavam defeitos ou reclamavam do preço do Camaro oficial, pois é sim muito bom termos um carro potente e de qualidade a um preço razoável no Brasil, mas no fundo no fundo: precisava ser logo o Camaro?

9 comentários:

  1. ja que o Camaro esta ficando tão "popular" aki em bh, vcs tem ideia de quantos Camaros já rodam pela nossa capital?? Bom, ja q vcs falaram q tem cerca de 10 Porsches Panamera rodando aki, Camaro deve ter quantos intão?? uns 30??

    ob. belo texto cara

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, pelas nossas estimativas acreditamos que apenas em Belho Horizonte já rodam cerca de 25 a 30 Camaros. Número q so tende a subir devido a importaçao oficial da Chevrolet.
    Panamera são aproximadamente 10 modelos, mas apenas 2 Turbos
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Você pode ter um? Então não é popular.

    ResponderExcluir
  4. @Anonimo está longe de ser popular

    Vi uma novidade hoje: Parece que a chevrolet queria trazer 1000 esse ano, mas como ja entregou 400 e os outros 600 ja estavam vendidos resolveu que vai trazer 2000.

    É MUITO camaro!

    ResponderExcluir
  5. nao concordo com isso q voces dizem ser banalizacao, o camaro em paises de primeiro mundo e um carro popular nos EUA ele vende cerca de 90 mil unidades por ano.
    isso para mim e uma boa noticia, pois mostra que o nosso pais esta evoluindo e nao esta aceitando mais essas carrocas populares.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Conheci o Blog de vocês através de Ocioso e Adorei, também tenho um Blog sobre carros.

    Quanto ao Camaro, Concordo plenamente, tenho a mesma opinião.

    Onde já se viu, um carro com 400cv, bom visual, esportividade, status, a 185 mil reais???

    O Brasil está virando um país quase comunista, onde todos podem comprar tudo mesmo sem merecer, está valendo muito mais a pena pegar um trabalho qualquer do que estudar, fazer uma invenção ou trabalhar duro em um negócio para crescer.

    A Exclusividade está perdendo o sentido no Brasil, e isto pode até parecer bom, mas na realidade não é.

    Será que daqui a pouco vamos ver todos andando de Lamborghini e veyron?


    Abraço.
    Lauro Daniel

    ResponderExcluir
  7. Agradecemos aos elogios Lauro, q bom que gostou!
    Visitamos seu Blog, muito bom em cara!
    Você entendeu o nosso ponto de vista, diferente da grande maioria.
    Mas o Camaro agora tem salvação, foi lançada a versão ZL1 com nada menos que 550 cv, esse sim um exclusivo!
    Sobre andar de Lamborghini e Veyron, a mega sena vai ser sorteada hoje..
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Não é o Camaro que está barato, são os outros carros (Porsche, Lambo, Ferrari e afins) que estão caros de mais e supervalorizados...Por isso que ainda não é tão popular. Não sou contra a supervalorização em relação a status, mas como entusiasta eu não sou nenhum um pouco contra os preços justos.
    Se vendesse a 300 mil reais todo mundo falaria que é um absurdo e que os olhos do povo brasileiro estão sendo furados. Portanto, vamos parar de ser hereges e parar de reclamar por bobagem pouca: quanto mais, melhor, FATO!

    ResponderExcluir
  9. Cara, sorte que você escreveu esse artigo antes do "Agora eu fiquei doce, doce, doce, doce...". Senão tudo que iria conseguir era sentar no meio fio e chorar!

    ResponderExcluir