12 de jan de 2011

Garagem – Palheta do limpador de para-brisa


Muitos motoristas só lembram da palheta do limpador de para-brisa na época de chuva, deixando a manutenção preventiva de lado. Como qualquer item do veículo, a peça necessita de cuidados, além de ter um prazo de validade de aproximadamente 1 ano.
Como grande parte do material usado nas palhetas é a borracha, a sujeira e a alta temperatura são os principais causadores de danos. Outro fator que reduz a vida útil da peça é a sua má instalação, muito comum quando é feito o “intercambio” de peças entre diferentes modelos de carros.

Cada veículo possui uma palheta diferente, pois, as mesmas, são projetadas levando em conta todo o arrasto aerodinâmico e o desenho do carro. No mercado paralelo, muitos “profissionais” indicam a substituição do conjunto motor elétrico + palheta, quando em um carro popular, pelo conjunto de um carro de maior valor financeiro. Fato não recomendável por nenhuma fabricante de veículos.

Para saber o modelo de sua palheta, basta uma olhada em seu manual do proprietário ou consultar uma concessionaria da mesma marca do seu carro. Com relação às marcas disponíveis, opte sempre pelas mais conhecidas, pois as mais em conta podem acabar te deixando na mão.

Para sua palheta ter uma vida longa e sem problemas; como arranhar o vidro, rangido inconveniente, deficiência na limpeza da superfície, mantenha sempre o veículo limpo e longe do sol, quando possível. Outra dica é sempre, após a lavagem do carro, limpar com um pano úmido a superfície das palhetas, retirando assim os grãos de sujeira restantes.

0 comentários:

Postar um comentário