1 de dez de 2010

Garagem – Siglas Eletrônicas


Grande parte das pessoas ficam perdidas quando vão comprar um veículo e, se deparam com uma infinidade de siglas sobre os sistemas eletrônicos dos carros. Normalmente os vendedores têm as respostas para a grande maioria na ponta da língua, mas existem algumas que nem eles próprios sabem explicar. Nesse post tentarei falar das mais importantes, mas sem exagerar na sopa de letras!
Sigla: ABS

Significado: Anti-lock Braking System (Sistema de antitravamento)

Função: Não permite o travamento das rodas do veículo em uma frenagem, reduzindo assim seu espaço de frenagem e o risco de acidente ao motorista. Funciona através de uma central eletrônica ligada aos freios e a sensores nas rodas, além de um sensor no pedal de freio.
Sigla: EBD

Significado: Eletronic Brake Distribuition(Distribuiçao eletrônica de frenagem)

Função: Distribui a frenagem através das 4 rodas do veiculo, enviando para a roda que tenha mais aderência a maior quantidade de “força” para a frenagem. Com essa distribuição o veículo tem uma frenagem mais segura e o risco de uma “rodada” é quase nulo. Atua, geralmente, em conjunto com o ABS, onde ambos estão ligados a centrais eletrônicas e sensores espalhados pelas rodas e freios.
Sigla: PDC

Significado: Parking Distance Control (Distância de controle para estacionar)

Função: Avisa ao motorista quando um obstáculo está muito próximo do veículo, através de sinais sonoros ou luminosos. Muito comum em veículos de grande porte, e atualmente um dos opcionais mais procurados, porém cada montadora utiliza uma sigla diferente para este sistema. Como é um sistema eletrônico, possui sensores ao redor de toda a carroceria do veiculo(em alguns é possível visualizá-los em cores diferentes da carroceria), e tais sensores enviam sinais a uma central que calcula a distância do obstáculo repassando imediatamente ao condutor.
Sigla: ECU

Significado: Eletronic Control Unit(Unidade de controle eletrônico)

Função: É o cérebro dos carros modernos, ela que decide praticamente tudo que ocorrerá no motor (da quantidade de gasolina até à hora exata para a ignição da vela). Funciona através de dezenas de sensores espalhados pelo motor, onde a falha de um sensor pode prejudicar o funcionamento correto do motor. Todos os sensores estão ligados a uma central, responsável pelo processamento das informações, e através dela é possível modificar o comportamento do carro (deixando-o mais econômico ou mais potente), porém tal alteração não é recomendada pelos fabricantes.
Sigla: HUD

Significado: Head-up Display(Display de “cabeça”)

Função: Trata-se de um mostrador projetado no vidro, um dispositivo eletrônico que veio da aviação. Por meio desse equipamento é possível fazer a leitura de um instrumento apenas olhando o pára-brisa na linha de visão do motorista. Pode ser o velocímetro ou conta giros.
Sigla: AT

Significado: Automatic Transmission (Câmbio Automático)

Função: Peça mecânica que substitui o conjunto do câmbio manual pelo automático, eliminando assim a embreagem e seu pedal. Funciona através de peças eletrônicas ligadas a peças mecânicas. Nem todas as montadoras utilizam a sigla AT para designar o câmbio manual.
Sigla: ESP

Significado: Electronic Stability Program (Controle eletrônico de Estabilidade)

Função: Evita que o veiculo de a famosa “escapada” em curvas, tornando a dirigibilidade mais segura pra o condutor. Atua em conjunto com outros sistemas eletrônicos, como o ABS e EBD, calculando uma possível situação de risco, como uma saída de traseira em uma curva. Seu funcionamento resulta em uma pequena perda de potência do veículo, mas pode salvar sua vida em certas situações.
Sigla: LC

Significado: Launch Control (Controle de largada)

Função: Presente, normalmente, em carro esportivos, tal sistema tem a função de proporcionar a melhor “arrancada” possível, onde os pneus não patinam(o que gera perda de atrito) e as marchas são trocadas no tempo ideal. Atua em conjunto com o controle de estabilidade, a central da transmissão e a ECU.

Essas foram as Siglas mais comuns presentes nos automóveis atuais, breve uma lista com sistemas mais sofisticados e exclusivos de certas marcas.

1 comentários: