19 de nov de 2010

Iso Grifo - O italiano com coraçao americano

Pense em um carro esportivo italiano da década de 1960, pensou em uma Ferrari ou Lamborghini (aposto!). Agora pense em um motor V8 bem “parrudo”, também da época de 60, pensou em um americano, correto?! Junte esses dois mundos em um carro e você terá o Isso Grifo.


Projetado por um ex-funcionário da Ferrari, o Isso Grifo tinha como alvo o mercado dos superesportivos como a própria Ferrari, a Lamborghini, a Mesarati e outros gigantes do ramo. Com um orçamento relativamente baixo, a empresa não tinha recursos para a produção de um motor próprio. A solução foi utilizar os consagrados motores V8 da americana General Motors, mais especificamente os utilizados nos Corvettes da época.

O motor foi o grande responsável pelas mudanças do desenho do capô do carro, tanto que o Isso Grifo é conhecido como o pai dos ressaltos do capô. Sua primeira versão possuía um V8 de 5.3 Litros que rendia 340cv, a segunda versão era equipada com um V8 de 7 litros com 406cv e, por fim, a 3º geração vinha equipada também com um V8, mas de 7,5 litros e 395cv. Com o aumento da “litragem” dos motores, o espaço no cofre do motor foi ficando pequeno, a solução escolhida foi a elevação do capô, aliada a grandes vincos.

Seu desempenho não deixava a desejar, chegava aos 100 km/h em menos de 5 segundos e beirava a casa dos 300 km/h de máxima. O grande problema do Isso era seu preço, ele custava quase o dobro de seus concorrentes, fato que não ajudou em suas vendas. Atualmente o carro, ano 1965, está avaliado em cerca de 700 mil reais (preço estimado)

Com um interior digno de carro de luxo, tanto que tinha ar condicionado como opcional, além dos bancos em couro e detalhes em madeira. Como seus concorrentes da época, havia somente espaço para duas pessoas.

Devido a problemas financeiros, o carro não teve uma vida longa, sua produção foi apenas até o começo da década de 1970. Com pouco mais de 400 unidade feitas em todo mundo, o Grifo sem dúvida é um carro muito raro. No Brasil, até onde sabemos, só existe uma única unidade, é felizmente ela encontra-se em Belo Horizonte.

1 comentários:

  1. Belo carro. Realmente BH ta cheio de raridades, esse Iso, AS 512BB, o miura...

    ResponderExcluir