23 de nov de 2010

Ferrari 599 GTB Fiorano

Para preencher a lacuna deixada pelo sensacional modelo italiano 575M, a Ferrari decidiu criar a 599 GTB. Como não podia abrir mão do tradicional motor V12, que sempre equipou a 575M, a fábrica do cavalinho rampante utilizou nada menos que o mesmo motor da mítica Enzo!

O poderoso V12 foi colocado na parte dianteira do carro, deixando espaço para um “porta malas” na traseira. O carro foi construído com intuito de aliar a potência com o conforto para longas viagens (somente para 2 pessoas, para 4 pessoas exista a 612), e a tarefa foi cumprida com sucesso!

Seus 1690 kg são puxados por nada menos que 620 cavalos e 62 mkgf, atingindo a marca dos 100km/h em nada menos que 3,7 segundos e a máxima de 328km/h ( foi a mais potente Ferrari, quando lançada, já feita). Aliado ao poderoso motor foi colocado um câmbio derivado da formula 1, que realiza as mudanças em apenas 100 milissegundos!
Possui tração traseira, como todo bom esportivo deve ter, porém possui todos os dispositivos “anti-barbeiragem “ eletrônicos. Felizmente é possível desligar toda a vigilância eletrônica com um simples rodar da alavanca, que esta localizada no volante da máquina, e sentir toda a emoção que o V12 oferece.

O carro tem um desenho inigualável, uma frente com faróis relativamente pequenos mas que transmitem um aspecto de potência . O capô conta com grandes furos para a melhor circulação do ar pelo motor, furos que lembram os muscle cars americanos.

A lateral conta com belas rodas aro 19 na dianteira e 20 na traseira, além de duas grandes aberturas na lataria para a saída de ar do motor e, a outra, para a refrigeração dos freios traseiros.

Um detalhe muito interessante da 599 é a ausência de aerofólios tradicionais, fato possível devido ao novo desenho utilizado na coluna “central” do carro. Tal coluna começa próxima a porta e acaba somente no bocal do tanque de gasolina, e cria nesse percurso uma abertura para que o ar flua livremente entre ela e o carro. Com essa jogada a Ferrari não teve que instalar grandes aerofólios na traseira, além de criar uma nova tendência no design.

O interior do carro é um show a parte, couro por toda a parte, com as tradicionais costuras italianas. O painel conta com um visor em LCD, responsável por manter o piloto informado sobre as condições do carro, além, claro, do velocímetro e o conta giros bem no centro. Bancos no melhor estilo competição, mas com muito luxo e conforto. O carro também possui ar condicionado e todas as mordomias de um bom sistema de som e de um “trio” elétrico.

A 599 ainda conta com uma versão denominada HGTE, a qual possui basicamente um acerto de suspensão mais voltado pra pista e a novíssima GTO, a Ferrari mais potente já fabricada(um carro de pista voltado para a rua literalmente).

Em Belo Horizonte podemos encontrar 2 Ferraris GTB Fiorano, uma na cor vermelha(Rosso Corsa) e uma preta(Nero Daytona). Lembrando que o modelo tem seu preço na casa dos 2,3 milhões de reais, ou seja, não é um carro que si vê todo dia!

1 comentários:

  1. Matéria muito boa e Ferrari maravilhosa, mantem a tradição das clássicas Berlinettas!
    Esqueceram apenas de citar a 599XX! 700cv e recordista de Nürburgring (quando foi lançada), pena que é para pistas!

    ResponderExcluir