11 de nov de 2010

Audi A8

Imagine o conforto das poltronas de 1º classe dos grandes aviões, junte a tecnologia mais avançada possível e coloque um motor V8 puxando toda essa parafernália. As junções desses três pontos principais deram origem ao novo A8.
Em sua terceira geração, o A8 sempre foi um ícone de carro luxuoso, chegando até ser adotado como muitos presidentes como carro oficial. Com a nova geração, surgi novamente um velho “problema” para esse padrão de carro, o feliz proprietário ficará em dúvida se dirigirá ou irá apenas no banco traseiro curtindo toda a mordomia.

Com capacidade para até 5 ocupantes, sendo ideal somente 4 pessoas, o carro conta com bancos que mais lembram poltronas de aviões(com todos os ajustes elétricos imagináveis). Também é possível aproveitar uma massagem durante a “estadia” no veículo, massagem que é feita pelos próprios bancos. No interior ainda pode-se notar inúmeros porta objetos, carregadores de 12v para celulares e derivados, ajuste individual do ar condicionado, e para quem vai atrás fica faltando somente o controle do sistema de som(somente o motorista tem acesso a ele).

Com tanta mordomia em um carro, o peso foi um pouco prejudicado, apesar de a nova versão ter mais equipamentos que a antiga, e ainda sim, consegue ser mais leve. As quase 2 toneladas estão dispostas em mais de 5 metros de carroceria com um entre eixo de 3 metros(suficiente para colocar um Smart For Two entre os eixos do A8).

O coração da máquina é um motor V8 com injeção direta de combustível, 32 válvulas e 4.2 Litros. Tal configuração mecânica rende 372 cavalos e um torque de 45,5 mkgf, lembrado que si trata de um carro voltado para o conforto. O câmbio é automático e conta com 8 velocidades, fazendo com que o peso pesado(juntamente com o motor) chegue aos 100 km/h em apenas 5.7 segundos e atinja uma máxima de 250km/h (Limitada eletronicamente)

A última tendência entre as grandes montadoras é a de criar uma identidade visual (leia-se fazer todos os carros muito parecidos, principalmente a frente). Fato que podemos perceber facilmente em carros da Audi, afinal quando você avista um alemão de 4 argolas da nova “safra” vindo em sua direção é muito difícil dizer com certeza de qual modelo si trata. Infelizmente essa identidade visual esta presente no novo A8(imagina a raiva de um proprietário ao ouvir de um desentendido que seu carro é um A4!)

Como todo Audi que si preze, o A8 conta com o famoso sistema de tração nas quatro rodas denominado QUATTRO (nesse caso utilizado para dar uma maior segurança aos !navegantes!). Possui câmeras de visão noturna, e suas imagens são projetadas na tela da central multimídia(uma boa ajuda em lugares escuros e/ou com neblina). Conta com inúmeros sensores ao redor da carroceria(dos famosos sensores de estacionamento, até os de pressão dos pneus).

Sem dúvida o novo Audi A8 é um carro para pessoas muito bem sucedidas e que não tenham o “tesão” de sempre estar no comando da máquina. Mas, quando provocado, o carro responde com um esportivo médio, não deixa a desejar. Caso o comprador esteja procurando esportividade em um sedan, compre um RS6, ele encontra-se na mesma faixa de preço do A8(de 500 a 600 mil reais). Porém, si o intuito for o conforto e o luxo, fique com o A8, o tempo preso no transito nunca mais será motivo de irritação, e sim de diversão.

1 comentários: