25 de out de 2010

X6 M – o Hulk sobre rodas!

Imagine um SUV(veículo utilitário esportivo) com um desempenho de fazer inveja em muito esportivo de puro sangue e com conforto de carro de alto luxo. Apresento a vocês a BMW X6 M, a versão esportiva da consagrada X6.
Com nada menos de 555cv disponibilizados por um motor v8 bi turbo de 4.4 litros com 69 quilos de torque, tudo isso auxiliado por uma transmissão automática chamada de M Sports Automatic. Ela oferece três modos de trocas: D, S e M, o último o obrigando a trocar, sozinho, as marchas. O SUV alemão é a primeira série M a utilizar turbos no motor, tração nas quatro rodas e uma caixa de marcha totalmente automática, combinação que deu muito certo.

Não podemos esquecer do peso bruto da máquina, são mais de 2 toneladas de metal sobre as belas rodas aro 20. Infelizmente os freios não são muito eficientes, fato comprovado por experiência própria, tornado a sua condução mais esportiva bem emocionante. A BMW pecou nesse quesito, pois até mesmo a M3 possui freios perfurados nas 4 rodas, enquanto a X6 M conta apenas com discos ventilados.

Sabendo agora do problema de frenagem do brutamonte, consigo entender o motivo do design ser tão agressivo. A dianteira do “hulk” é um aviso de saia da frente ou passo por cima de você, suas grandes entradas de ar é sua altura do solo contribuem para esse efeito. A traseira conta com a clássica saída quadrupla de escapamento da Série M, que produz o clássico ronco alemão, e um para choque menos agressivo.

Partindo para o interior do carro, não tenho do que reclamar. Um autentico BMW, como todo seu conforto, luxo e praticidade. Único defeito a ser lembrado é o tamanho das aletas de troca de marcha no volante, mas com o novo câmbio você pode aposentar tal item. No meio dos botões existentes no painel, existe o do “launch control”, ative-o e sua diversão está garantida.

Lembrado que si trata de um SUV, curvas teoricamente não seriam o seu forte. Mas com o acerto de suspensão e um bom centro de gravidade, o X6 M é o utilitário esportivo mais rápido na famosa pista de Nurburgring, na Alemanha. Seu tempo foi melhor até do que muitos carros esportivos, como Porsches e Audi’s.

Por questão de segurança o carro possui um limitador de velocidade máxima, sendo possível atingir “apenas” 250 km/h. Por uma pequena taxa o comprador pode optar por elevar esse limite até os 275 km/h, mas seria bom lembrar do problema dos freios. O consumo, segundo a BMW, é de 8,5 km/L em média, número muito bom quando comparado aos concorrentes.

Seus principais rivais são o Porsche CayenneTurbo, Land Rover Range Rover Sport e a Mercedes Benz ML 63 AMG, todos acima dos 500 cavalos de potência. Sem dúvida o X6 M, com freios adequados ao seu desempenho, seria a melhor opção de compra. Enquanto não os discos não são trocados, a ML 63 pode ser uma escolha mais segura. Afinal é um investimento de 440 mil reais.

O carro foi lançado a pouco tempo, mas já é um sucesso de vendas. Em Belo Horizonte temos cerca de 7 “hulks” desfilando pelas ruas, e não somente nas cores tradicionais, temos 2 pintadas em um vermelho bem chamativo.

 Abaixo o vídeo on board:

2 comentários:

  1. As fotos estão d+ e o texto esta exelente, Danilo gostaria de perguntar para você qual Filtro C-PL/PL você usa?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário Bruno! Sobre o filtro eu uso o CPL de uma marca pouco conhecida a Greika. Aqui em BH, tem poucas opções de lojas boas nesse ramo, e pelo alto custo das outras marcas, optei por esse mesmo. Para mim foi um excelente custo benefício, já que o filtro me antende super bem e foi bem mais barato do um filtro por exemplo da Hoya.

    Site: http://www.greika.com.br/?OPS=MAIS_INFO&ID=259

    Valeu!!

    ResponderExcluir