26 de out de 2010

M3 E46 - O último 6 cilindros em linha!

No início de 1970 surgia à série M da BMW, sua série esportiva, idéia dos alemães, que estavam empolgados com os não-limites de velocidade em suas estradas. Sendo cada vez mais conhecida e desenvolvida, surgiu a M3 que hoje já está em sua quarta geração. A primeira foi lançada em 1986 e seguiu até 1991 e foi denominada de E30. A segunda geração voltou em 1996 e foi interrompida em 1999 sendo o modelo E36. Em 2001 surgiu o modelo E46, até que em 2008 foi substituída pelo modelo E92 para revolucionar toda a história da M3.
Hoje vamos falar sobre o modelo E46, com seu motor 3.2 dispondo 6 cilindros em linha que gera 343 cv e com o revolucionário câmbio SMG de 6 marchas com as famosas paddle shifters. Essa combinação gera números que são impressionantes até nos dias de hoje, com um 0-100Km/h em apenas 4,8 seg. e velocidade limitada a 250Km/h.

Acabando de andar em um modelo E92, tive a oportunidade de andar na E46, uma experiência mais que fantástica para mim, que sou um grande admirador dessa série esportiva. Entrando no carro, a primeira coisa que reparei foi o interior: além de muito conservado, você percebe que a Bmw mantém seu estilo tradicional e com os comandos de controles de tração e estabilidade às mãos do piloto. Além de muita comodidade, como controles no próprio volante para facilitar a vida do motorista. Após finalizar os ajustes do carro, de controles de estabilidade, velocidade da troca de marchas, entre outros, partimos para o Alphaville com a M3 E92 em nossa frente, fantástico!

Clicando no DCS (controle de estabilidade), ele pode ser ligado/desligado. Já o modo SPORT oferece toda a emoção ao piloto: Todos os controles são desligados, a suspensão torna-se mais rígida e as trocas de marchas são feitas em velocidade maior.

Ao longo do caminho percebo que no conta-giros, também possuem luzes de sinalização para indicar a hora certa da troca de marchas, acendendo-se aos 8000 RPM.

Nas curvas o carro se mostrou muito estável, o conjunto de suspensão absorve bem os desníveis e falhas do asfalto, e o conforto é o que não falta!

A faixa de preço da máquina gira em torno dos 130 mil reais, tudo depende do estado de conservação e seus acessórios. Sem dúvida é um dos modelos mais belos lançados pela BMW e sua divisão esportiva, e para nossa felicidade, temos mais de 4 BMW M3 E46 rodando pelas ruas de BH

Meus sinceros agradecimentos ao proprietário da M3 E46 e ao da M3 E92, que fizeram tornar esse meu sonho de andar em duas gerações diferentes da série M3, o meu carro preferido!
Rodrigo Vidal

Abaixo o Vídeo On Board:

0 comentários:

Postar um comentário