15 de out de 2010

Ferrari 512 BB, a Ferrari com motor Boxer!

No inicio da decada de 70 os engenheiros da Ferrari tiveram uma grande conquista, conseguiram tirar da cabeça do Comendador Enzo a ideia de que seus clientes teriam muita dificuldade em guiar carros com um motor central e o convenceram a adotar tal modelo. Surgiram então a serie de Ferraris denominadas Berlinetta Boxers, as BB’s.
A primeira boxer, uma 365 GT4 BB, foi apresentada no salão de Turin em 1971, suas vendas começaram em 1973 e 387 unidade foram produzidas até 1976, ano em que foi substituida pela estrela de nossa matéria a fantastica 512 BB.

Seu nome é a composição dos 5 litros de volume do seu motor com 12 cilindros que compoem o mesmo. Berlinetta é o nome dado aos italianos para um determinado formato de coupés, ja boxer se refere ao formato de motor em que os pistões estão opostos horizontalmente.

Os engenheiros italianos conseguiram tirar 340 hp de potencia e 46 N.m de torque desse motor o necessario para levar os 1400 kgs da nossa beldade da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5.4 segundos e atingir 303km/h de velocidade máxima, numeros que se até hoje são incriveis imagine então a quase 30 anos atras. Como o motor, transversalmente disposto, excedia a linha do eixo traseiro a distribuição de peso era 40/60.

Mesmo sendo um carro esportivo a Ferrari não deixou de pensar no conforto, o carro tinha ar-condicionado e vidros eletricos de série e bancos bem amplos com a opção de revestimento em couro.

Pessoalmente sua altura de apenas 112 cm impressiona, sua traseira é tão inconfundivel chega a gritar “Eu sou uma Ferrari!”, as 4 saidas de escapamento ao mesmo tempo que impõem moral, nos deixam ansiosos pela sinfoniam que por ali irá passar. Os detalhes no capô junto dos farois escamoteaveis terminam de dar o visual agressivo que o estúdio Pininfarina nunca falhou em deixar nas maquinas que desenha.

Com a substituição dos 4 carburadores por um sistema de injeção eletronica da bosch, a produção da 512 BB termina para nascer a sua irmã a 512 BBi.

Por fim devemos lembrar o quanto nós de BH somos sortudos, o Brasil tem atualmente 3 das 929 Ferrari 512 BB fabricadas, e pasmem: Todas as 3 estão em Belo Horizonte! Para melhorar ainda mais os modelos são de anos distintos, temos exemplares de 76, 77 e 78!

Espero que tenham gostado do carro, até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário