28 de set de 2010

Nissan GT-R, O Godzilla!

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre carros japoneses, pequenos, sem graça(tirando alguns poucos esportivos) e com design “sem sal”. A Nissan, criadora do mítico Skyline, criou um novo carro a partir do zero, com direito a tudo que um esportivo merece, e o batizou com o nome de GT-R. Homenagem ao Skyline GT-R, a versão mais brava do modelo.
Sigla temida pela concorrencia

Criado para bater de frente com o Porsche 911, o esportivo mais vendido da marca alemã no mundo, o GT-R percorreu um longo caminho. Lançado mundialmente em 2008, ele já conseguiu aniquilar o tempo do seu rival na pista de Nurburgring. A lendária pista, localizada no “quintal” da Porsche, serviu de campo de testes desde o início do projeto do Nissan. O Godzilla estabeleceu o novo recorde de 7 minutos e 27 segundos, nos mais de 20 km do inferno verde. Grande parte do mérito deve-se ao primeiro sistema de tração nas quatro rodas com trans-eixo independente em um carro!
A melhor configuraçao de cor!
No seu compartimento dianteiro, esta instalada uma maravilha da tecnologia, um motor V6 Bi Turbo com 480cv. Com apenas 3.8 litros, um motor relativamente pequeno para tanta potência, o GT-R desenvolve um torque de assombrosos 60 mkgf( não entre em um logo após qualquer refeição, os resultados não serão agradáveis!). O ponteiro do velocímetro atinge os 100km/h em apenas 3,5 segundos, lembrando que o carro pesa cerca de 1.700kg, e atinge a máxima de 310km/h com uma estabilidade invejável a muitos esportivos. Possui câmbio manual automatizado de dupla embreagem e seis marchas, semelhante à transmissão DSG vendida hoje na linha Audi, que consegue ser mais rápido em trocas do que o melhor dos pilotos com câmbio manual tradicional
Coração Biturbo!
O cockpit é uma obra de arte sobre rodas, controles básicos sempre próximos do piloto, conta-giros no centro do painel, velocímetro diferente do tradicional. Seu computador de bordo é um caso a parte, sem dúvidas o carro mais avançado tecnologicamente que o dinheiro pode comprar. Em uma tela de LCD, planejada junto com a Sony, o motorista tem acesso a todas as informações do carro, da pressão dos pneus até a porcentagem de potência que está sendo usada no momento. Algumas funções ainda estão nos tradicionais botões do painel, como os controles de tração, estabilidade e ajuste de suspensão.
Troca de marcha pode ser por "borboletas"
Considerado um esportivo 2+2, onde pode levar até 4 adultos, possui um bom espaço para o motorista é passageiro. Os bancos traseiros quebram um galho, mas o espaço fica muito restrito para as pernas de qualquer adulto. Um componente indispensável no bólido são os encostos de cabeça para todos os ocupantes, quando os turbos “entram” o risco de traumas é grande(parece que você leva um soco de um boxeador). Conta também com excelentes cintos de segurança, necessários para segurarem os passageiros em fortes frenagens(tão fortes e eficientes que desafiam as leis da física).
Modelo na cor prata, Também de BH!
Por fora seu desenho musculoso chama a atenção por onde passa, linhas sinuosas na laterais, frente muito agressiva(chega a lembrar uma boca aberta) e a traseira inspirada no antigo Skyline(um toque retrô que encaixou muito bem ao carro). Na traseira ainda conta com um aerofólio para segura-lo em situações mais extremas. Suas belas rodas calçadas com pneus de perfil baixo o deixam com aspecto de carro de competição.
Lanternas inspiradas no Skyline
O ronco proporcionado pelo sistema de escapamento é musica para os ouvidos, começa como uma introdução bem calma e tranquila, mas ao passar dos 3 mil giros surge um rugido de um monstro(quem sabe foi baseado no rugido do verdadeiro Godizilla?!).
Modelo na cor branca, também de BH!
O Nissan foi pioneiro em muitos fatos da indústria automobilística, foi o 1º carro lançado em um jogo, a série Gran Turismo, antes do seu lançamento real, 1º computador de bordo feito, praticamente todo, pela Sony, entre outros.
Computador de Bordo do GT-R
Nissan GT-R é o carro mais visceral, original de fábrica, que um mero civil tem acesso. O melhor é que seu preço, na casa dos 500 mil reais, é bem menor que seus concorrentes diretos. Rivais que não conseguem entregar tamanha emoção ao motorista quanto o GT-R, além de ser um carro pratico no dia-a-dia. A Nissan conseguiu dar continuidade a lenda que a sigla GT-R carrega, atualmente conhecido como GODZILLA!!!
Arte sobre rodas
 Abaixo um vídeo da experiência de andar no Godzilla!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo onboard..é o sonho de muitos, inclusive o meu ! ahahaha !

    ResponderExcluir
  2. Um dia terei um desses! Eu vi um branco rodando na savassi nem acreditei, o cara tava passeando dava nem pra escutar o ronco, muito silencioso, vidros muito pretos, os faróis traseiros grandes e exuberantes. Tava torcendo pra ele da uma puxada no motor, mas ficou pra próxima. Resumindo, SHOOOOW!

    ResponderExcluir