11 de jul de 2010

Velocímetro

Um velocímetro é um instrumento de medida da velocidade instantânea de um corpo em movimento, como um automóvel ou avião. É um sistema mecânico que consiste basicamente na lei de indução magnética. Nos veículos, ele é ligado à roda dianteira ou à caixa de mudanças através de um cabo. Sua calibragem depende do diâmetro da roda e da relação de engrenagens da caixa de mudanças, quando ligado nesta, para informar com precisão a velocidade.

Teoricamente ,o velocímetro tem sua margem de erro de até 10% da velocidade real para a “mostrada”, quase sempre acusando uma velocidade maior do que a real, ou seja, um instrumento não muito confiável.

Existem novos sistemas que estão melhorando essa margem de erro, porém, um fato sempre me intrigou, por que raios um carro 1.0 tem um velocímetro que mede até os 200 Km/h?!?!?!?! Geralmente carros com esses motores estão prestes a explodir quando o coitado do motorista está a 140Km/h!

Não são apenas os pobres 1.0 que são acompanhados dos velocímetros exagerados, ao menos no mercado brasileiro, facilmente é possível encontrar carros 2.0 marcando seus 260 km/h!, coisa que uma Ferrari com seu motor de 3.6 litros faz com um certo esforço.

A famosa frase, “pregar ponteiro”, onde o tal ponteiro é o do velocímetro, só é possível de ser feita em carro preparados, ou em superesportivos, do contrario o único ponteiro que você vai pregar será o do tanque de gasolina vazio, depois de tantas tentativas em vão.

Não que eu esteja incentivando o abuso de velocidade, mas sim reclamando da propaganda enganosa das montadoras, pois para um leigo no assunto, pode-se muito bem achar que um stilo Sporting, com seu” poderoso” e arcaico motor 1.8 e seus 115cv mancos, chegue aos 220 km/h, quando na verdade faz 188km/h( com o vento a favor, em uma descida, apenas com o motorista no carro e o tanque praticamente vazio)!

A melhor alternativa é optar por instrumentos digitais, como os encontrados no Honda New Civic, ou caso a grana não esteja colaborando, leia o manual do veiculo, onde é possível encontrar a velocidade máxima “verdadeira”.


                                    Painel do Fiat Stilo Sporting

                               Painel Lamborghini Murciélago LP640

0 comentários:

Postar um comentário